terça-feira, 17 de setembro de 2013

#82 Resenha - Adormecida (Anna Sheehan)

AdormecidaRose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.
Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios.
Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.

Boa noite gente linda! Como estão meus leitores favoritos? Hoje apresento pra vocês um dos livros que li mais rápido nos últimos 60 dias. Foi uma indicação da minha amiga Adriana do blog Garota Eclética, e é um livro que não me arrependo de ter comprado.

Adormecida é um dos poucos livros de adaptação que nada ter a ver com a história original mas ao mesmo tempo extrai a essência da coisa. A única coisa familiar desse livro com A Bela Adormecida é o fato de ela ter dormido por 62 anos e ser "despertada" por um belo jovem rapaz. Mas se você parar pra pensar, isso também acontece em A Branca de Neve (mas acredito que em menos tempo). O resto, é tudo bem diferente. Não espere pegar esse livro e ler algo com fadas e histórias mágicas. 

O livro tem um cenário futurista. Onde tudo é na base da tecnologia: holograma, limobarca, viagens interplanetárias, colônias em outros planetas, e coisas que só vemos em filmes, e que imaginamos que acontecerá daqui cem anos, onde nenhum de nós estará vivo para ver. 

A protagonista não é aquela personagem chata, que engole todos os seus sentimentos pra si que nem muitas protagonistas que parecem que não tem língua ou que seu cérebro é desativado. Sim, tem muita coisa que faz com que Rose trave por uns instantes, mas são coisas mínimas comparadas à muitas cenas que nos fazem querer jogar o livro longe ou enfia-lo no ouvido do(a) escritor(a).

Podem conter spoiler, depende do ponto de vista...

Mas o que mais me deixou encabulada foi o plastine. Agora você deve estar me perguntando que raio é isso. Plastine nada mais é do que um humano que foi "voluntariamente" vendido pra ser morto e usarem seu corpo para ser um robô. Sim, uma coisa totalmente inaceitável, incabível ou totalmente sem nexo na minha e talvez de muitas mentes por aqui. Por ser humano, um plastine usa seu sistema nervoso. Eles matam o corpo mas deixam a mente funcionando (pelo menos foi isso que entendi, esses detalhes neurológicos e científicos não é muito a minha área). Esses robôs futurísticos podem ser programados para fazer qualquer coisa. Mas como esse plastine em especial foi um dos primeiros projetos, ele não tem o que podemos chamar de trava de segurança, ou seja algo que impede de ele ser programado pra matar... O resto é com vocês. 

Só reparem na cena a seguir e tentem visualizar a cena: você esta em seu quarto e do nada ouve uma voz estranha...

"- Você é Rose Samantha Fitzroy?
 - O que você quer?
 - Identificação de voz confirmada. Fique parada para fazer a leitura de retina...Alvo confirmado. Fique parada para que eu possa leva-la. Se necessário executar."
Dai a guria corre!

Gente, sem mentira. Teve uma hora que eu estava lendo isso de noite, no meu quarto sozinha e no maior silêncio. Tava quase me cagando! Pensa um cara sinistro, sem vida, sem dor, sem sentimento correndo atras de você para te capturar e ser for impedido de completar a primeira parte da missão, executar. Realmente, você entra em desespero!

Conclusão de tudo: foi o melhor livro de de adaptação ou releitura de histórias de princesas e contos de fadas que já li. Muito bem escrito, muito bem bolado e muito, muito prazeroso de ler. Recomendo a todos! 

10 comentários:

  1. Até eu fique com vontade de ler esse livro!!parece emocionante com tantas aventuras !!

    Obrigado pela postagem Pam...vou terminar de ler os que ja comprei e ja tenho um proximo á vista!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Pamela

    Ah eu tinha vontade de ler este livro desde que lançou, mas acabei não comprando. Até dei uma olhada nos livros da Leya na bienal, mas estavam caros e não tinha promoção boa, ai deixei para lá.
    Que bom que vc gostou tanto, fiquei curiosa para ler, e este cara da medo mesmo hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ler esse recriando Contos de Fadas e é uma leitura bem diferente que eu já li acho que vale muito a pena ler esse livro !

    ResponderExcluir
  4. Queria te agradecer, porque só li esse livro pela sua resenha. Eu li ele em 8 horas, eu literalmente não consegui desgrudar do livro.
    No começo achei a personagem um pouco chata, pelo motivo ao contrário de todos os livros: ela não reclamava (normalmente reclamo quando elas reclamam kkk) Mas no decorrer da história eu entendi o porquê dessa característica dela.
    Amei cada pedacinho da história. Amei principalmente o Otto, queria muito que ela ficasse com ele. Não acreditei no final e nos acontecimentos anteriores a eles ( Não sei você, mas quando descobri sobre o X (sem citar nomes) fiquei muitooo surpresa!)
    Novamente queria agradecer, pelos momentos maravilhosos que tive enquanto visitava o mundo da minha Rosa Espinhosa kkk Aprendi o quanto a amor é incondicional, que quebra as barreiras do tempo e também o seu poder de reconstrução.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu adoro a capa desse livro ,
    a resenha me despertou bastante interesse .
    Quero ler !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Eu fiquei com uma vontade imensa de ler o livro. Realmente a cena do quarto, lendo de noite e imaginando tudo aquilo é bem tensa kkkkk
    Gostei da capa. Estou com uma expectativa grande e pretendo ler logo.

    ResponderExcluir
  7. A foto de capa de longe eu pensei que fosse o vestido da modelo, mas é um galho de árvores, rs. Eu adoro contos de fadas e tenho visto algumas adaptações que estão fazendo, mas não conhecia essa. Espero ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou, eu amei e há boatos de que sai uma continuação em breve, espero que sim, tem tudo pra virar uma ótima série.

    ResponderExcluir
  9. Nossas as capas pelo mundo são muito chamativas.
    Nossa amiga você comprou pensando que era algo sobre a Bela Adormecida?
    Hum com inspiração nos irmãos Grimm com certeza tem mistério e pelo meio da história, olha aqui pessoal: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Adormecida-2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita! Não comprei achando que era algo sobre a Bela Adormecida, apenas mostrei a pequena similaridade entre o livro e o clássico conto de fadas. :)

      Excluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design