domingo, 1 de setembro de 2013

Livro x Filme - Adaptações cinematográficas

Há três anos, desde que eu entrei para o mundo da blogosfera literária, eu nunca tinha visto tantas adaptações dos livros para o cinema como nos últimos 10 meses. E é por isso que eu pensei em fazer uma matéria sobre isso. Afinal, a maioria dos leitores gostam quando seus livros favoritos viram filme. 

Antes de falarmos sobre os filmes populares da atualidade, vamos ver os clássicos:

O morro dos ventos uivantes - Emily Jane Brontë

Foi criado pela autora inglesa Emily Jane Brontë em 1827. O livro conta o romance entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância que foram cruelmente separados pelo destino. Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, porém, o rebelde nutre grande paixão por Cathy, irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar. 
As versões cinematográficas eu achei duas (me corrijam se tiver mais ok): Uma em 1939 estrelado por Merle OberonLaurence Olivier e David Niven. E outra em 1992 com a participação de Juliette BinocheSimon WardRalph Fiennes.





Orgulho e preconceito - Jane Austen

Publicado em 1813, Jane conta a história de Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. 
O livro teve a sua adaptação para o cinema em 2005, estrelado pela belíssima Keira KnightleyMatthew MacFadyen e Rosamund Pike


 O lado bom da vida - Matthew Quick

Matthew conta a estória de Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

A adaptação foi em 2012 protagonizado por Bradley Cooper, a talentosíssima Jennifer Lawrence e Robert De Niro. Não tive a oportunidade de ler o livro ainda, mas o filme é sensacional. Segundo outras críticas que li sobre ambos, o livro saiu um pouco de foco do livro. Mas isso é o tipo de coisa que acontece nas adaptações.









Jogos Vorazes - Suzane Collins

Publicado em 2008 nos Estados Unidos e em 2009 aqui no Brasil pela editora Rocco, essa mega trilogia conta a história de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, em um país distópico chamado Panem - localizado onde estaria a América do Norte. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, nos quais um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de sorteio para participar de uma batalha televisionada em uma arena da qual apenas um deles deve sair vitorioso e sobreviver.
O filme foi lançado em 2012 e foi um arrombo de sucesso! Ele arrecadou US$211,8 milhões em bilheterias mundialmente em seu primeiro final de semana. O filme também é estrelado por Jannifer Lawrence, juntamente com Josh Hutcherson e Liam Hemsworth.

Água para elefantes - Sara Gruen


Conta a história de Jacob Jankowski  já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo.
O filme foi estrelado em 2011 com os atores Hal Holbrook, Robert Pattinson, Reese Whiterspoon e Christoph Waltz.
É isso ai pessoal. Não vou apresentar todos os livros/filmes que conheço senão a lista seria infinita. Suponho que a postagem não suportaria todos os livros. E as próximas atrações dos livros para as telonas são: Carrie – A Estranha; A culpa é das estrelas; Em chamas (continuação de Jogos Vorazes) e A menina que roubava livros. Vamos todos aguardar ansiosamente por esses filmes! 

5 comentários:

  1. Também estive pensando sobre isso, cada vez mais os livros são adaptados para o cinema, muito pelo sucesso garantido, afinal, os fãs comparecerão com certeza para conferir. :)
    Ainda não vi alguns dos que citou, mas estão na lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. As vezes eu acho legal criarem filme dos livros mas depois isso começa a se tornar chato não sei por que mas prefiro minhas historias peferidas todas na minha estante !

    ResponderExcluir
  3. As adaptações de livros para o cinema realmente estão acontecendo mais frequentemente. Claro que nem sempre acaba ficando bom, mas tem alguns que se salvam. Entre a lista, olhei apenas Jogos Vorazes (simplesmente amei o filme, adoro a atuação da Jenn e do Josh)e Água para Elefantes. Acho que outras adaptações que merecem destaque são as dos livros de Harry Potter, que também ficaram muito próximas.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de ver as adaptações dos meu livros favoritos. Mesmo sem ter lido o livro Carrie – A Estranha, eu estou tão ansiosa para ver essa adaptação, porque quando eu era criança assisti a segunda regravação do filme e sempre morria de medo! Agora vou ver sem medo!

    ResponderExcluir
  5. Jogos Vorazes foi o que mais gostei de assistir a adaptação para o cinema. Eu já era fã da Jannifer Lawrence, e depois do filme eu fiquei mais ainda. Estou esperando pelos próximos filmes.

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design