terça-feira, 17 de janeiro de 2012

#18 Resenha - Titanic, a história completa (Philippe Masson)


Titanic
Aquela viagem prometia. Para alguns era a chance de "fazer a América". Para outros, a oportunidade de desfrutar do navio mais luxuoso já construído. Havia aqueles que apenas queriam fazer a travessia do velho ao novo continente. E uma multidão de tripulantes, responsáveis pela segurança e pelo conforto. Porém, a vida das mais de 2.200 pessoas que deveriam desembarcar em Nova York em 17 de abril de 1912 tomou um rumo inesperado. O Titanic não resistiu ao choque com um iceberg e pereceu nas águas profundas do Atlântico Norte. Quase 1.500 morreram no mais impressionante desastre marítimo já visto. Philippe Masson, um dos maiores especialistas navais do mundo, nos leva a bordo do Titanic. Seguimos com ele os botes salva-vidas, os navios que receberam pedidos de socorro e acompanhamos, também, a agonia dos que estavam em terra esperando informações precisas. Conhecemos, ainda, a vida pós-Titanic e o que mudou depois o desastre. Repleta de mapas, ilustrações, quadros e fotos, Titanic: a história completa surge como a obra definitiva sobre a verdade de uma das maiores tragédias do século XX. 

Quem não se emociona ao ver o filme Titanic (1997)? Aquela linda história, a música tema, e todo o drama que ali se encontra... Mas esse livro,não se trata de uma ficção com uma história real de fundo. E sim, de um fato histórico que marcou a vida de muitas pessoas da época, principalmente cidadãos americanos; e ainda hoje, causa um grande impacto em todo nós. O livro conta a história desde as as competições que existia entre os navios da época para quem teria o poder da "faixa azul", construção do gigante dos mares, até pesquisas submarinas para encontrar - em 1985 - o navio fantasma desaparecido. O livro também aborda algumas das façanhas dos passageiros, histórias impactantes de crianças desaparecidas e o desespero dos parentes, amigos e familiares das pessoas a bordo. Conta também sobre os atos heroicos de homens da primeira classe que cederam seus coletes para mulheres e crianças independente de classe social. Ele traz imagens da época, imagens submersas do Titanic após o seu aparecimento. E contas em detalhes os vários motivos e causas, mesmo que pequenas sobre seu naufrágio. Esse meus caros leitores, é um livro que com certeza todos nós devemos ler e reler, e tirar um excelente proveito. E essa recomendação, é ainda mais para aqueles que são apaixonados pelo Titanic. Boa leitura a todos!!!

3 comentários:

  1. Bom, eu sou apaixonada por "Titanic" choro toda vez, morro de rir. Enfim adoro a história, adoro os personagens adoro os cenários.
    Enfim, eu adoro o filme todo!
    Como sou muito curiosa, com certeza lerei este livro!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    www.linhasdeencanto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Philippe Masson, é meu historiador predileto, conhece muito sobre História Naval e História Militar Naval, infelizmente já é falecido. Tenho um grande livro dele sobre a Segunda Guerra Mundial, História e Estratégia, que é uma leitura tremendamente avançada, destaco um capitulo em especial da Montagem de Marinhas de Guerra, antes e durante o conflito.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! e quero muito ler esse livro pois como você eu também sou apaixonada pelo Titanic *-*

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design