sexta-feira, 31 de agosto de 2012

#54 Resenha - O começo do adeus (Anne Tyler)

O Começo do Adeus
- SORTEIO "DIZEM POR AI... + VIVA PARA CONTAR" (CLIQUE AQUI)
- PATROCÍNIO "LOJA TOTAL NUTRI" (CLIQUE AQUI)

Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.


Gente, nunca fiz isso, mas a resenha tem um pequeno SPOILER, nada de muito significativo, mas pra quem n gosta, sugiro que pense um pouco.

Olá a todos! Bem como vocês podem perceber, a sinopse mostra que o livro parece ter uma ar meio sinistro. Mas no meu ver, não tem nada de espiritismo. É apenas um homem perturbado que começa a ver coisas. Perdi a minha vó a exatamente um ano e um dia. Mesmo ela sendo uma pessoa muito querida e como uma segunda mãe para mim, não sei como é a mesma dor que o personagem sentiu no livro, mas acredito que quando se perde um cônjuge antes de esperado deve ser perturbador. 
O livro nem fala nada muito dela depois que morreu, pra falar a verdade, já tinha passado da metade do livro e ele só falou dos momentos que ela era viva. E depois que ela tinha morrido e ele supostamente "via" ela, era coisa hiper mega rápida. 
Acho que isso era mais pra ele se libertar dela, tanto que ela nunca mais "apareceu" pra ele visto que (SPOILER) ele se casou.
Bom tirando isso, resumindo, é uma história chata, sem sal, completamente desnecessária para o mundo literário. Mas ao mesmo tempo não foi cansativa, o que tornou a leitura não tão insuportável assim e a capa também é bonita. Dois pontos para o livro. 

33 comentários:

  1. égua li o spoiler ashuashuashaus pqp
    ok to brincando

    ^^ até gosto de spoilr as vezes

    ResponderExcluir
  2. É minha leitura do momento e a primeira coisa que eu fiz ao ler o spoiler foi: WTF? haha Concordo que o livro não tem um enredo tão envolvente ou inovador, mas a forma que ele foi escrita até que é legal. A capa eu acho magnífica. Vou terminar o livro agora sabendo o que aconteceu... Sem problema, uai. rs

    Beijos,
    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Vi seu recado no Skoob e vim conferir o blog!
    Adorei :)
    Me identifiquei com vc, amante do bom velho Rock :))
    O livro parece interessante, mas não é bem o estilo que gosto!

    Beijos
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi! Gostei da sua franqueza... "completamente desnecessária para o mundo literário", rs. Não me interessei, mesmo lendo a sinopse, acho que não me acrescentaria muita coisa.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. To lendo algumas de suas resenhas e acho todas elas incríveis, a sua maneira de pensar e escrever é fantástica! Parabéns pelo talento.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da história do livro.
    Apesar de não ter gostado tanto assim da capa.
    A história parece que não é tão pesada assim, é mais leve de se ler.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  7. Aiiin eu to curiosa por esse livro com todo mundo falando dele, quero ganhar o sorteio, no money pra comprar agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

    ResponderExcluir
  8. Li algumas resenha, porem nao dei muita importancia, agora estou com vontade de lelo, parece ter um enredo otimo!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo convite. Já vim conferir. Quanto a resenha, eu gostei muito dela. Quero ler o livro e essa vai ser uma das minhas leituras desse ano.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua resenha.
    A capa me conquistou,
    Vou ler esse livro, mesmo algumas pessoa não tendo gostado, me interessei pela história.
    Alguma coisa nele me chama atenção.
    Depois te conto como foi.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Adorei tua resenha, esta história parece incrível e a capa está linda, adorei!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, essa história parece ser muito triste e emocionante. Se perder a esposa uma vez já é horrível, imagina duas? É muito ruim não conseguir dizer adeus :/ Fiquei com vontade de ler o livro!

    Beijão, http://dinha-vieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Bom... tenho muita vontade de ler ele ^^ É um interesse que me consome de vez em quando quando penso em perdas :/ Li o spoiler kkkk mas talvez eu não devesse ter lido rsrs obrigada por compartilhar suas impressões do livro, porém eu acho que irei amar ahauaah Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu fui na cara e na coragem e li o spoiler KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mas acho que está tranquilo, HAHAHAHH Adorei o livro, e amei sua resenha.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Quando o livro foi lançado fiquei super encantada com a capa e ao ler a sinopse esperava por mais, mas depois de ver algumas opiniões vi que o livro, nem é assim tão bom, quanto poderia ser.

    ResponderExcluir
  16. Quero ler esse livro estou encantada por ele!

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar do livro, apesar de não ser fã de romance quero muito ler.

    http://www.desatando-nos.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da sua resenha. O livro parece ser bom, mas não me conquistou :(

    ResponderExcluir
  19. Já li algumas resenhas desse livro, com opiniões diferentes, estou na dúvida....Se eu ganhar com certeza eu leio..rsrsrs.

    ResponderExcluir
  20. Já tinha lido uma resenha deste livro antes e me chamou a atenção!!!!
    Parece muito bom!!! ^^

    ResponderExcluir
  21. já tinha lido a resenha em outros blogs, quero muito ler *-*

    ResponderExcluir
  22. Que spoiler estranho, haha
    Meu único medo com esse livro é que bastante gente que eu conheço disse que ele é meio decepcionante conforme leva o rumo da história... Mas a eu adoro livros melancólicos, por isso gamei um pouco nesse livro - apesar de que a capa não tem muito haver com a sinopse.

    ResponderExcluir
  23. quero muito ler este livro, ótima resenha linda s2
    http://sendomeigacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. ok... nem vou ler mais o livro depois desse spoiler >(
    BRINCADEIRA. KKK fiquei curiosa agora que vou ler mesmo o livro =)

    ResponderExcluir
  25. Boa resenha o livro da Anne Tyler convida o leitor a embarcar num mundo de grandes emoções,acompanhar a história de Aaron parece ser emocionante e triste ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  26. Adorei a história!!!
    Estou muito curiosa pra ler esse livro! =D

    ResponderExcluir
  27. A capa é bonitinha, mas a história não me interessou...sua resenha é bem sincera, parabéns!
    Beijos, Gabriela!
    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Mesmo contendo spoiler, mesmo a leitura sendo chata e totalmente clichê, ainda quero ler o livro porque gosto de tirar minhas próprias conclusões em tudo. Mas gostei da resenha porque ela foi muito sincera.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  29. tão bom que coloquei no twitter haha :DDD BJJJJJJJJSS

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design