terça-feira, 21 de outubro de 2014

#105 Resenha - Mentirosos (E. Lockhart)

Postado em 21/10/14 as 16:12

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.

Boa tarde queridos!

Semana passada terminei mais uma leitura da editora Seguinte. O livro se chama Mentirosos, da autora Emily Jenkins, conhecida como E. Lockhart. 

Ganhei esse livro no encontro de blogueiros da editora Seguinte na bienal do livro em agosto desse ano. O livro é como um 'manuscrito', já que ele até aquele momento só tinha em formato digital. Então, o meu livro não é esse da capa bonitinha com os quatro personagens nela. É simples:amarelo, folha branca e sem a 'orelha do livro'. Vamos dizer que é uma edição privilégiada. (rsrs).

Sobre a personagem Candece, achei ela uma garota bem perturbada. Ela é uma garota rica que vem de uma família abastada. Nunca falta nada pra ela. Porém ela passa por momentos delicados como a separação dos pais, a morte de sua vó, a briga de sua mãe com as tias pelas propriedades do avô, e todas essas coisinhas de gente rica que tem muito e não sabe pra quem deixar. 

Então Candy (Candece) sofre um acidente e perde a memória dessa época dos 15 anos em que estavam na ilha e se acidentou. Nos dois anos seguintes ela tenta fazer o possível pra se lembrar do máximo que consegue, fragmentos. Todos da família se recusam a falar qualquer coisa sobre o assunto. E que ela tem que se lembrar sozinha do que houve. 

Os capítulos são curtos, o que na minha opinião é pratico para quem tem que fazer muitos intervalos na leitura. Assim não fica tão picado e perdido a linha de raciocínio. Outra coisa que me chamou a a tenção foi que a autora usa frases curtas e direta. Acho que ela quis passar a intenção que Cady ficou meia dopada de tanto remédio que toma por causa das dores de cabeça. 

Uma coisa bacana foi que Cady costumava contar muitos contos de fadas. Geralmente a mesma história mais com versões diferente. Achei bem bacanas e criativas. Uma que ela contou sobre o dragão, o rei e as três filhas dele não me é estranha. Mas não vou contar, vou deixar que vocês leiam. 

E sobre o acidente que houve com ela, quase deu vontade de arrancar meu coração conforme ela ia contando, conforme ela ia descobrindo. Chorei gente. Mas OK, parei aqui. Se vocês quiserem saber os spoilers, continuem abaixo. Caso contrário me despeço aqui. 

Essa é a edição que tenho, mas como to sem a câmera comigo,
peguei essa da internet, no blog Mudando de Assunto.
ABAIXO TEM SPOILERS

O que acontece no final? O final é triste gente. Muito. Houve um incêndio que os Mentirosos: Cady e seus primos Johnny e Mirren e seu amigo Gat provocaram propositalmente. Acabou que eles morreram e só Cady sobreviveu. Só que a parte que não gostei, foi que durante toda a leitura eles estavam la, conversando com ela depois dos dois anos do acidente. Ela conversava com eles, passeavam e brincavam bem de boa. Normal. Dai no final ela descobre que eles não eram eles. Estavam mortos. Dai como ficou sem muita explicação, não entendi se eles era pensamentos na mente dela, ou outra coisa. Acredito que eram pensamentos, sei la. Ficou muito vago. Mas essa foi a parte que não gostei sabe. Não leio livros que tem essa temática e infelizmente é uma coisa que só se descobre no final, nas últimas linhas. Foi chato sabe. Mas tirando esse detalhe - o que na verdade é a linha inteira do livro, o seu tema no final das contas - até que é legal. Mas isso me decepcionou.

Em fim gente, espero que tenham gostado da resenha. Não deixem de comentar ta. Por favor. Beijinhos


2 comentários:

  1. Curiosa pelas postagens que estou vendo desse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é o livro do momento, todo mundo lendo e todo mundo ficando chocado!! Vou receber da editora por esses dias e to louca para ler, tomara que me arrebate também!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design