sábado, 5 de abril de 2014

Morre ator e diretor José Wilker.

"Nascido em 20 de agosto de 1947 no norte do Ceará, na cidade de Juazeiro, José Wilker foi um grande profissional desde 1965 onde estreou seu primeiro filme foi em 1965, A Falecida ao lado de Fernanda Montenegro como protagonista."


Para quem ainda não esta sabendo da fúnebre notícia José Wilker faleceu nessa madrugada de sábado (05/04) na cidade do Rio de Janeiro. A causa da morte foi infarto fulminante. Segundo o site R7, o corpo de José Wilker será cremado no Memorial do Carmo, no Cajú, no final da tarde de domingo (6). O velório será aberto ao público e acontece neste sábado (5) a partir das 23h no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, e segue até às 15h de domingo. O ator morreu aos 66 anos e deixou três filhas: Mariana (com a atriz Renée de Vielmond), Isabel (com a atriz Mônica Torres) e Madá (com a jornalista Claudia Montenegro).

Alguns amigos e colegas de trabalho dos ator, lamentam a perda:

"Ele era uma pessoa generosa, bacana, um ator sensacional. Eu tive a oportunidade de conviver com ele pessoalmente em algumas novelas. A gente se divertia horrores, ele era inteligente demais, uma pessoa muito bem-humorada. Estou extremamente triste." - Luiza Tomé

"Eu tô numa tristeza desde que fiquei sabendo. Não vou conseguir ir para o Rio de Janeiro. Estou em Curitiba, apresentandoQuem Tem Medo de Virginia Wolf e era para o Zé estar com a gente. Ele foi convidado, chegou a ensaiar, mas não conseguiu, foi fazer a novela [Amor à Vida]. Acabou saindo, mas foram dois meses de ensaio. Tive um contato muito próximo." - Zezé Polessa

"Os grandes atores estão indo embora. Eu acho que ele vai fazer muita falta. Conheci o José Wilker, mas não tinha um contato pessoal. Um ator talentoso." - Beatriz Segall

Resumo biográfico

José Wilker começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, onde nasceu, e se mudou para o Rio de Janeiroaos dezenove anos.
Estreou nas telenovelas em 1971, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo. Fez muito sucesso com a novelaRoque Santeiro na qual deu vida ao personagem-título junto com Regina Duarte e Lima Duarte. Entre 1997 e 2002, dirigiu boa parte dos episódios do Sai de Baixo, além de ter participado de um dos episódios do programa (Ghost Não Se Discute), em 1997.
Interpretou personagens célebres na televisão, como Giovanni Improtta, na novela Senhora do Destino e o ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK. Em 2012 cai na boca do povo com o personagem Jesuíno Mendonça na novela Gabriela. O personagem foi marcado pelo bordão "Vou lhe usar", que se tornou febre nas redes sociais . No ano seguinte narra a chamada da novela Amor à Vida, e no meio da trama entra no elenco como o personagem Herbert.
Entre seus papéis mais marcantes no cinema estão Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972; Vadinho, do recorde de bilheteria nos cinemas Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976; o político Tenório Cavalcanti de O Homem da Capa Preta, de 1986 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, de 1997 entre muitos outros.
Fontes: Wikipedia/ portal R7

1 comentários:

  1. Fiquei bem chateada com a notícia, ele era um grande ator, uma grande pessoa, muito inteligente e importante. Força aos amigos e familiares.

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design