quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 de Abril - Dia mundial do livro



Boa tarde meus queridos leitores. Como estão nesse meio de semana? Leram muito no feriadão? Espero que todos tenham aproveitado ao máximo! Bom, como todos aqui sabem, hoje é um dia muito especial para nós leitores. Hoje, é o dia mundial do livro e do direito do autor.

Miguel de Cervantes - romancista, 
dramaturgo e poeta castelhano።
Mas, de onde surgiu isso tudo? Tudo teve origem na Catalunha, uma região da Espanha. Originalmente A data começou a ser celebrada em 05 de Abril 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
 Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi mudada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

Então pessoal! O que vocês estão lendo nesse dia hem? Hoje eu terminei de ler "Quando eu era Joe" em breve farei a resenha desse livro aqui no blog, então vou deixar qualquer comentário sobre o livro na resenha.

Mas voltando ao dia 23 de Abril, gostaria de perguntar a vocês: o que o livro significa para vocês? O que a leitura, estar num mundo cheio de páginas e fantasias, histórias e afins significa para você? Para mim ler é viajar sem sair de casa (clichê, mas é verdade) é conhecer personagens incríveis, fazer amizades imaginárias e se apaixonar por pessoas que não existem mas mesmo assim te fazem sorrir. Ler abre a mente, ler me ensina coisas que se dependessem de eu perguntar, talvez eu nunca saberia as resposta. Ler é informativo, ler conhecimento, ler é imaginação, ler é vida.

Então novamente eu pergunto: o que ler significa pra você?

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design