terça-feira, 21 de junho de 2011

Entrevista com Mauricio Gomyde


Mauricio Gomyde é nascido em São Paulo, mas atualmente mora em Brasília. Tem seu primeiro livro publicado "O mundo de vidro" que foi para uma promoção na internet no site Skoob. Todos aqueles que colocassem o livro como desejado, ganhariam dois exemplares. Gomyde já esta em um segundo projeto literário, que será publicado em novembro, mas, a obra ainda esta sem título.
Além de escritor, é músico e compositor. Toca em duas bandas em que uma delas é baterista e outra vocalista.


1- Da onde surgiu a idéia, vou ser escritor? Da onde veio essa vontade?
R: Ser escritor acho que é algo que está no sangue, muito mais do que simplesmente um desejo. A influência familiar que você tem, as oportunidades que são oferecidas (e aproveitadas!) ao longo da vida também vão formando essa vontade dentro de quem resolve um dia ser escritor. Eu tive essas oportunidades, por influência familiar. Sempre li muito, meus pais incentivavam. E na escola também, claro.

2- "O mundo de vidro" é seu primeiro livro? Qual foi sua fonte de inspiração?
R: Sim, é meu primeiro livro. Este ano ainda lançarei outro, aguardem! A inspiração veio de situações que passei, ou que ouvi amigos contarem. Eu gosto muito das comédias-românticas do cinema, então queria escrever uma. O livro tem o humor e o romance como pontos centrais. Gostei do resultado!

3- Uma coisa diferente das demais literaturas contemporâneas é que você não deu nome aos personagens principais, por que isso?
R: O que eu queria, verdadeiramente, era indicar que o nome não tem a menor importância, quando se está falando de amor. Podia ser com qualquer um. E os outros personagens todos têm nomes em inglês, além de começarem com uma letra só. Ou seja, eu queria que ficasse algo nonsense mesmo. O importante é a história dEle e dEla, mais nada. E acho que ficou bem legal. Aliás, foi a parte mais difícil do livro: escrever sem nomear os dois.
Entrevista por Email - Respostas

4- Uma coisa que não entendi foi o final, quem era o escritor misterioso? Era "ele"? Quero dizer, ele decidiu se revelar, e dizer quem ele realmente era? Ou era um outro personagem mesmo?
R: rs... isso é que é o mistério do livro... Eu quero muito que seja Ele. Tomara que seja, né? ;)

5- Você além de escritor é músico, que tipo de música você e sua banda tocam? Você é o vocalista, baixista, baterista?
R: Eu tenho duas bandas e também um trabalho de compositor. Uma das bandas se chama "Superaudio" e é de músicas autorais. Rock and roll! A outra se chama "Birinaite" e é de covers de clássicos de rock nacional e internacional de todos os tempos. Na primeira sou só baterista. Na segunda sou baterista e vocalista. E também tenho um trabalho de compositor com a cantora Indiana Nomma, que lançaremos ainda este ano. Pra quem quiser conferir, no meu blog http://www.mauriciogomyde.com tem as canções. Espero que curtam!

6- O que é melhor, escrever ou ser músico?
R: São prazeres afins e ao mesmo tempo diferentes. Ambos dão muita satisfação. Mas tocar é aquela coisa de ter o público, a interação direta, na hora. A literatura é mais solitária. O "público" do livro é heterogêneo, vai ler em momentos próprios. Não há tanta interação. Mas adoro fazer os dois. Se fosse pra escolher, não saberia qual é o melhor.


7- Você já esta trabalhando em outro livro? Pode nos contar mais ou menos como é a história?
R: O próximo livro não tem nome ainda, mas estou nas páginas finais. Ele não é um livro engraçado como "O Mundo de Vidro", mas é romântico. Uma história supostamente impossível, e a personagem principal é uma menina. Escrever como se fosse uma mulher, pensando assim, foi um bom desafio. Em breve vou lançar os book trailers e os teasers. Aguardem!!
Entrevista por Email - Perguntas

8- Da onde surgiu a idéia de dar os livros para qualquer um que colocasse no Skoob como desejado? S fosse sorteio tudo bem, mas não foi esse o caso. (:
R: Ah, foi uma estratégia de divulgação, apenas. Acho que deu certo, porque muita gente leu e gostou. O importante é fazer chegar até as pessoas. Pro próximo livro estou preparando uma promoção bombástica... rs

9- Você vai continuar como escritor por muito tempo? Ou já está pensando em parar?
R: Parar? Agora, só quando morrer...rs. É um prazer tão gostoso sentar e escrever, contar as histórias, "brincar de deus"! Adoro o que faço!

10- O que você tem a dizer para os que já leram seu livro e os que ainda não tiveram essa oportunidade?
R: Pra quem já leu e gostou, obrigado de coração. Pra quem leu e não gostou, espero que me dêem a chance de tentar de novo no próximo livro. E pra quem não leu, e que curta uma boa comédia romântica, que tente ler. Os autores nacionais ainda sofrem muito preconceito, e se as pessoas derem a chance, vão ver que há muita coisa legal por aí. Quem quiser conhecer o livro, entre no http://www.mauriciogomyde.com que tem muita informação por lá.
Obrigado, Pâmela, e boa sorte pra você e pro Mil Léguas! Saúde e paz,
 
sempre!





Mauricio, muita obrigada por essa sua entrevista. Com certeza, muitos que não conhecem seu trabalho vão poder tirar bastante proveito. Pra quem já tinha lido a obra O mundo de vidro, talvez contemple algumas questões que abordei. Pra quem não conhece Mauricio Gomyde, espero que esta pequena entrevista tenha saltado uma pontinha de curiosidade em seu trabalho, deu pra perceber que ele é bem eclético. O livro O mundo de vidro, é excelente pra quem não tem o habito de ler. É uma leitura bem simples de entender, não é usada palavras complexas e tem muita comédia e um romance suave, nada de muito meloso. Mauricio Gomyde chegou para mudar um pouco a idéia sobre os autores brasileiros, que como ele mesmo disse, ainda sofrem preconceito.

Mais uma vez, obrigada por essa oportunidade de apresentar seu trabalho aos seguidores e visitantes deste blog.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

4 comentários:

  1. tipo, ficou meio confuso sabe, uma hora eu tinha certeza de que era ELE, depois mudava totalmente o rumo da coisa, ELE falava com tanta firmeza pra ELA que n era ele que mandava o emails, que me deixou confusa, mas a rosa .... so pode ser coisa dEle, e agora? bom ... espero que seja ELE, tenho quase certeza que é, ou será que não? ....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista Pamela! Estou ansiosa para ler o livro do Maurício Gomyde, O Mundo de Vidro. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da entrevista ^^ Antes, confesso, eu não conhecia ele mas agora...Parabens pela entrevista! Beijos! ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML