sexta-feira, 15 de abril de 2011

A última sobrevivente do Titanic


Millvina Dean tinha apenas dois meses quando aconteceu a tragédia no Atlântico, quando o navio se chocou com um iceberg. Sua família tentava emigrar para o Kansas, nos Estados Unidos, para começar uma nova nova.
A mãe e um irmão haviam também sobrevivido, mas Millvina Dean perdeu o pai no naufrágio, somando-se aos 1.500 mortos. Nascida em 12 de fevereiro de 1912, ela era a mais jovem passageira a embarcar no Titanic.
Após o naufrágio, retornou com a família a Southampton. Segundo o site Encyclopedia Titanica (ET), Dean trabalhou como cartógrafa para o governo durante a 2ª Guerra Mundial e, depois, para uma empresa de engenharia
Os restos do transatlântico foram descobertos em 1985 e, a partir daí, vivia sendo solicitada para documentários e entrevistas. Em 1997, aceitou um lugar no navio Queen Elizabeth 2 para concluir a viagem tragicamente interrompida.
Millvina Dean,  última sobrevivente do Titanic, vende relíquias do navio para sobreviverMas chegou a recusar um convite para a estreia do filme "Titanic", muito emocionante para ela. Ela mal conseguia pagar as contas da casa de repouso onde vivia.
Em outubro de 2008, conseguiu coletar 31,1 mil libras (quase R$ 100 mil) após ter leiloado objetos vindos do navio ou que remontavam à época. Foi obrigada a vender uma valise de mais de um século cheia de roupas dadas à sua família por moradores de Nova York quando chegou aos Estados Unidos após ter sido socorrida.
Após os leilões, amigos e membros da British Titanic Society e da Belfast Titanic Society se mobilizaram para ajudá-la. Entre os doadores figuravam os atores Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, astros do filme "Titanic". Os dois e o diretor do filme, James Cameron, chegaram a doar US$ 30 mil no total. Millvina morreu em 31 de maio de 2009, aos 97 anos.
A última sobrevivente americana, Lillian Asplund, morreu em maio de 2006 aos 99 anos. Ela tinha cinco anos no momento do naufrágio.
O Titanic, famoso pelo luxo de suas instalações, foi construído com a finalidade de servir de transporte entre os Estados Unidos e Europa pela empresa britânica White Star Line. Era notável por suas dimensões, na época.
O acidente ocorreu na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril de 1912 e só foi descoberto em terra graças a um radioamador que escutou os pedidos de socorro, em Nova Jersey. O Titanic afundou em sua viagem inaugural, quando fazia o trajeto entre Southampton (Inglaterra) e Nova York.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design