domingo, 2 de outubro de 2022

3 motivos para ler todos os dias


Se eu fosse listar aqui todos os benefícios que a leitura trás, essa postagem iria ficar imensa! Então escolhi 3 bons motivos para que você comece a ler todos os dias!

Desenvolve o pensamento crítico

O que você ler, pode virar fonte de informação ou argumento para futuras conversas, defesas de opinião, debates e afins. Nos tornamos seres pensantes que não são levados pela opinião alheia e que querem saber não apenas o “como” mas também o “por quê”. Assim quando você escuta uma notícia ou entra numa conversa questionável, o seu cérebro treinado pela leitura constante talvez te diga: “Meu filho, vá com calma e pesquise sobre isso”.

Aumenta o vocabulário


Imagine que sua mente é um caderno em branco esperando para ser escrito. Quando mais você lê, mas você enriquece esse caderno com palavras novas. Um tempo atrás eu tive uma ressaca literária de vários meses. E eu pude notar por experiência própria como meu vocabulário empobreceu simplesmente por que eu parei de ler. Até para me expressar e contar coisas do cotidiano ficou mais difícil. Pude sentir na pele que ler alimenta nosso dicionário particular, porém o contrário também é verdade.

Expande a criatividade


Crianças são criativas por natureza, mas conforme vamos crescendo a realidade a nossa volta nos força e pensar apenas dentro da caixa. Com a ajuda da leitura podemos pensa muito além. Livros de aventura e fantasia, ou de ficção cientifica e mistério (meus favoritos por sinal) podem te levar para outros mundos e expandir ainda mais a sua criatividade.


Como eu disse no início, se eu fosse listar todos os bons motivos para ler, esse post seria grande demais. Mas quero relatar algo que aconteceu comigo recentemente. 


Na adolescência, eu só lia livros de ficção. Eu não era muito ligada em livros de desenvolvimento pessoal, auto-ajuda, psicologia e afins. Mas na vida adulta - em especial depois que eu engravidei - eu comecei a pesquisar mais sobre esse tipo de conteúdo. Conforme eu ia lendo, estudando e aplicando oque eu absorvia, eu pude notar como minha personalidade e meu jeito de pensar amadureceu. Não vou me aprofundar muito nisso, mas a reflexão que quero deixar aqui é que não basta apenas ler por ler. Mesmo que a leitura seja algo benéfico e também um passa tempo divertido, consumir apenas livros que não tem conteúdo de valor pode não ser o suficiente para desenvolver todo o potencial que sua mente poderia ter se você buscasse também temas que agregam conhecimento. Eu amo uma historia inspiradora ou uma trama bem bolada para dar uma relaxada de vez enquanto e estimular minha criatividade, mas acredito buscar me desenvolver como pessoa é sempre o mais sensato. 


Então em resumo, o incentivo aqui é sempre esse: leiam! E sempre que possível, algo que seja de valor.


Por isso segue quatro títulos que li e que considero uma leitura de muito valor. É só clicar no título do livro.


Quem pensa enriquece - Napoleon Hill


Manual de persuasão do FBI - Jack Shafer e Marvin Karlins


Por que a gente é do jeito que a gente é? - Eduardo Ferraz


As 5 linguagens do amor das crianças - Gary Chapman



Beijinho e boa noite!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design