sexta-feira, 14 de setembro de 2012

#57 Resenha - Em chamas (Suzanne Collins)


- CONCURSO CULTURAL "EU AMO LIVROS" (CLIQUE AQUI)
- PATROCÍNIO "LOJA TOTAL NUTRI" (CLIQUE AQUI)

Em ChamasDepois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Boa tarde pessoal, já conferiram o resultado do sorteio dos 1000? Averiguem aqui.
Ok, sobre o livro. Que perfeito!!! Melhor que o primeiro, e ele te deixa numa empolgação num ritmo tão louco que faz você querer loucamente continuar a trilogia. 
Para a desgraça do casal, Peeta e Katniss são jogados novamente na arena. Só que dessa vez com assassinos profissionais, nada dessa coisa de crianças. Agora são os vitoriosos das edições anteriores dos Jogos Vorazes para lutar no Massacre Quaternário.  
O que gostei nesse livro comparado com o primeiro, é que mesmo com esse nome cabuloso de massacre e com adultos ao invés de crianças, não teve aquela coisa de banho de sangue ou aquela coisa mortífera e cruel, e o romance também foi pouco e mais natural e bonito. 
Teve uma cena que realmente me emocionou, até chorei, ainda mais que estava tocando naquele momento "some like you" da Adele. O trecho é uma conversa entre Peeta e Katniss enquanto eles estão na arena:


     - Porque não quero que você se esqueça de como as nossas circunstâncias são diferentes. Se você morrer, e eu continuar vivo, acaba a vida para mim no Distrito 12. Você é toda a minha vida - diz ele [Peeta] - Eu nunca mais seria feliz. - Começo a me opor, mas ele coloca um dedo nos meus lábios. - Para você a coisa é diferente. Não estou dizendo que não seria difícil. Mas existem outras pessoas que fazem com que sua vida valha a pena ser vivida.

     Peeta tira do pescoço a correntinha com o disco de ouro. Ele a segura à luz do luar para que eu possa ver claramente o tordo. Em seguida, o polegar dele desliza por uma lingueta que eu não havia percebido antes e o disco se abre. E dentro do estojinho estão fotos. No lado direito, minha mãe e Prim, rindo. E no esquerdo, Gale, sorrindo, na verdade.


página 372 capítulo 24 - Em chamas, Suzanne Collins



Claro que não foi tão triste ou emocionante quanto a cena de Katniss e Rue na arena no primeiro livro. Mas essa cena entre o casal... eu senti o desespero de Peeta mesmo que ele estivesse se controlando para não demonstrar. 

Foi de fato um livro fantástico. Com um final que é impossível não ler a continuação. Por falar nisso, Jogos Vorazes termina o livro sem muito ar de "necessito ler o próximo" mas nesse você tem que ler sim! Afinal, coisas que talvez nem imaginaríamos acontecem. Em fim, vocês vão amar!

Gente, o trailer abaixo não é oficial, por que pelo que vi nas matérias, começaram a filmar "Em chamas" a pouco tempo, mas o vídeo é uma boa amostra.


12 comentários:

  1. Ai morro de inveja de quem já leu Jogos Vorazes e suas continuações. Sou muito louca pra ler!! Huehehue Ótima resenha!!
    Adorei teu blog, ele é lindo. Parabéns pelo sucesso, viu?
    Estou seguindo. Se puder retribuir no meu, ficarei feliz!
    Beijocas!!
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro desta série. Infelizmente.

    Gostei muito de sua resenha!
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  3. Gostei de como vc fala sobre o livro, pra mim é o segundo melhor livro da trilogia *-* O Melhor é o A Esperança

    ResponderExcluir
  4. Esperando o filme mt anciosamente :DDD

    ResponderExcluir
  5. é o melhor livro da trilogia *-*
    Finnick <3333
    gostei muito da resenha

    ResponderExcluir
  6. Já ouví muitos comentários acerca dessa série: bons e ruins. Tenho muita curiosidade em ler a série. Já presenciei casos de pessoas que me disseram que um livro era ruim e mesmo assim gostei da história quando lí. Acho que vou botar mais esses na minha lista de preferencias.

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei pelos personagens dessa saga, e quero muito ler esse livro e viajar nesse mundo cheio de aventuras e emoções novamente.
    Ainda não li esse livro, mas ja esta na lista com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Fica até difícil comentar a continuação de uma série da qual você não leu nem o primeiro livro. Mas só a resenha em sí apresenta uma atmosfera que convida o leitor a conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  9. SURPREENDENTE! Essa é a unica palavra que encontro para descrever Em Chamas. Não esperava nadinha do que aconteceu no livro e no fim fiquei de boca aberta querendo desesperadamente ler A Esperança. O romance deles realmente fica mais natural só que sempre tem o Gale, né? Mas que vida a dessa Katniss. Em uma parte do livro comecei a achar que ela deixaria Peeta e Gale e ficaria com o Finnick, mas daí ele contou a história do seu amor e ah, gente! quase chorei. Gostei muito mais de Em Chamas do que de Jogos Vorazes mas amei ambos. Mais uma vez, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAi Meu Deus que liiiindo, quero assistir esse filme logo, porque o livro é maravilhoso. essa é uma história surpreendente que nos faz refletir sobre quantas vezes deixamos um amor ir embora.?! Virei fã da triologia.

    ResponderExcluir
  11. Pra mim esse foi o melhor livro da trilogia. Espero que quando sair o filme, seja tão bom adaptado quanto foi o Jogos Vorazes. E que dó do Peeta que eu tive nesse livro. =/ Mas ok. haha. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos.
    http://desventurasembooks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez que vejo alguém comentando ter gostado mais do segundo do que do primeiro livro... pra mim não tem comparação, o primeiro é infinitamente superior aos outros dois, mas claro que isso é uma questão de gosto e vivências literárias. Aparentemente, o que tu gosta que não apareça eu sinto falta - achei esse segundo livro muito menos detalhado e mais corrido do que o primeiro, por exemplo, em grande parte porque a matança na arena foi muito menos explorada. Mas esse trecho que tu citou é realmente comovente, eu também me emocionei!

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design