quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

#68 Resenha - Alice no país das maravilhas edição 1; Alice no país das maravilhas edição 2 & Através do espelho que Alice encontrou por lá. (Lewis Carroll)

- PATROCÍNIO "LOJA TOTAL NUTRI" (CLIQUE AQUI)- SORTEIO "O COMEÇO DO ADEUS" (CLIQUE AQUI)
Olá mais uma vez. Antes de mais nada, quero convida-los a participar da campanha para reduzir o imposto sobre os livros (aqui). Fiquei de fazer essa resenha ontem e vacilei com vocês, me desculpe. Então, como é a mesma história em apenas em edições diferentes, não vejo a necessidade de fazer duas resenha para cada livros. Afinal, uma resenha vai ficar boa, e a outra um espelho da anterior. Em outras palavras, vou acaber falando o que já disse na outra. Primeiro, como de costume, vou dar a sinopse de cada livro e depois dou a minha opinião, que por sinal é bem interessante. Começando primeiro com a edição da Pocket Ouro e depois da Zahar.

"Alice no país das Maravilhas, a obra mais conhecida de Lewis Carroll (1832-1898), sendo considerada obra clássica da literatura inglesa. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas.
O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro.

Ilustrações de John Tenniel (1820-1914). (Fonte: http://skoob.com.br)
Obras-primas de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho há mais de um séculos encantam crianças e adultos. Instigante, divertida, inusitada, profunda, a saga de Alice é inesgotavelmente interpretada, parodiada, filmada, citada... e, claro, lida. Esta charmosa edição de bolso contendo os dois clássicos, inédita no mercado brasileiro, traz os textos na integra e ilustrações originais de John Tenniel. Imperdível! 
(Fonte:
http://skoob.com.br)
A única vez em que li Alice foi num livro mega grosso da Disney que tinha varias histórias ilustradas que sempre fui apaixonada (amo a Disney s2). Para falar a verdade, eu nunca fui muito achegada em Alice, mas esses dias me deu a louca e "bom, vamos conhecer um pouco os clássicos". Li o primeiro, da 'Pocket Ouro' em apenas um dia, afinal o livro é mega fino. Gostei muito! Por que eu não gosto de ler clássicos, eu fico muito entediada (ok, podem me xingar o quanto quiser mas sim, eu não gosto de clássicos. Exceto Julio Verner) mas em fim. Achei super criativa cada coisa que Lewis Carroll escreveu, e numa linguagem super simples e com um ótimo humor e ironia. Apenas a personagem Alice é uma insuportável! Que menina chata!!!

Então li o outro. Queria ler mais de uma versão para poder comparar as histórias, ver se não tinha nenhuma ponta solta ou algo que um livro tem e outro não e vice-versa. O outro eu demorei apenas um dia para lê-lo por inteiro; mas esse foi uma semana ou mais, agora eu não me lembro muito bem. E não foi por que esse é mais grosso ou tem duas histórias. Foi por que ele foi chato. Intrigante não é? A mesma história, o primeiro eu amei e o segundo não via a hora de acabar. Claro que depois teve "Através do espelho que Alice encontrou por lá" mas não me refiro a esse que foi chato, me refiro ao original que  todos conhecem.

Não sei se esse desânimo á história foi por que tinha acabado de ler outra, ou se o humor que continha nesse apesar de ser igual, não foi contado da mesma forma que o outro e que me fez rir. Ou se é um clássico, e como não gosto muito de clássicos eu não me interessei. Bom, ainda estou para descobrir o motivo.

E quanto a outra história "Através do espelho que Alice encontrou por lá", cansativo. Uma hora ficava legal outra hora ficava um saco. OS PERSONAGENS COMEÇAVAM A FALAR DE ESCOLA/MATEMÁTICA. PODE ISSO??? Eu finalmente acabo o ensino médio e leio um livro que a maldita Alice e as rainha Branca e Vermelha começam a falar da maldita escola. OI???? 

Em fim, pro primeiro livro eu dei 4 estrelas no Skoob, achei merecido e me empolguei com a história. Para o segundo livro (mesmo sendo a primeira história totalmente igual) eu me decepcionei (como já disse, ainda não sei o motivo) e a segunda história, nem vou comentar... eu dei 2 estrelas. 

Bom, espero que tenha gostado da resenha, e caso vocês forem ler Alice leem o primeiro livro, a da capa marrom feiinha que tem um monte de baralho na  cabeça da chata da Alice. 

Boa leitura!!!

4 comentários:

  1. Sério que a Alice é tão insuportável assim? Nunca imaginaria isso o.O
    Tenho muita vontade de ler Alice e acho um absurdo ainda não ter feito isso, ainda mais que o livro é tão curtinho, não é?
    Aliás, amor Julio Verne, ele é um gênio.
    Acho horrível quando temos um livro curto em mãos e demoramos um século pra ler. Nesses momentos eu tenho vontade de atacar o livro na parede ahuahua.

    Beijos
    Blog Literário Reading Books and More...

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    Já li Alice no País das Maravilhas, e o que dizer? Um livro que não marcou tanto assim, não perdi nada lendo, mas uma releitura ta fora de cogitação.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Os livros, Alice no País das Maravilhas, não foi bem como eu imaginei, não consegui me sentir muito bem com o desenvolvimento da história. Mas mesmo assim eu gostei e li para meu sobrinho mais velho e ele adorou... Bom cada um tem seu gosto, rs

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design