segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

#106 Resenha - A Vida do Livreiro A.J. Fikry (Gabrielle Zevin)


Postado em 29/12/2014 as 10:44

Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que amamos ler e por que nos apaixonamos.

Já faz um tempinho que li esse livro. Foi uma das minhas aquisições na Bienal do livro de SP desse ano, uma indicação das meninas da editora Paralela, no encontro de blogueiros que ocorreu em um dos dias da bienal. 

O que me cativou para ler essa obra, foi o que uma das meninas disse: "Para quem ama ler e ama livros, tem que ler 'A vida do livreiro'." Se não fosse por isso, talvez o interesse não teria sido desperto. 

É uma obra sem igual. Diferente dos livros adolescentes de hoje em dia em que as estórias são quase todas iguais - mudando apenas os motivos ou a localidade - a vida do livreiro é algo totalmente novo, idéias e pensamentos amplos. Fiquei impressionada como a autora Gabrielle Zevin conseguiu fazer um personagem tão rabugento e cativante como A.J. Fikry. Me comoveu como Zevin conseguiu expressar o que é o amor para cada um, e o que ele nos move a fazer. O que eles nos transforma.

E olha... tirando a bíblia, nunca enchi tanto um livro de post-it como esse livro, vou alistar algumas das minhas frases favoritas da obra:


♡ "Um lugar não é um lugar sem uma livraria."

♡ "Livrarias atraem o tipo certo de gente."

♡ "Eu gosto de conversar sobre livros com pessoas que gostam de conversar sobre livros"

♡ "Já vi gente do cinema de férias e já vi gente da música, e gente de jornal também. Não tem ninguém no mundo como o pessoal dos livros. É um negócio de cavalheiros e damas."

♡ "Lemos para saber que não estamos sós. Lemos por que estamos sós. Lemos e não estamos sós."

♡ "Você descobre tudo que precisa sabre sobre uma pessoa com a resposta dessa pergunta: Qual é o seu livro preferido?"

♡ "Só conversaram sobre livros, mas o que, nessa vida, é mais íntimo do que livros?"

É isso queridos. É um livro perfeito, lindo, e se você é emotivo(a) sem duvida vai chorar, se emocionar, se arrepiar com a vida do livreiro. E se fosse biografia, seria sem dúvida, mil vezes melhor que Anne Frank (opinião extremamente pessoal! não me amaldiçoem! rsrs)

Beijos a todos! 





Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

2 comentários:

  1. Olá Pamela, como vai?

    Esse livro está na minha lista de desejados há um século. Tenho que criar vergonha e comprá-lo logo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo! O livro é fantástico, Gabriel! :) (y)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML