sábado, 23 de fevereiro de 2013

Baseado em "As Crônicas de Nárnia" - Origem do aperto de mão




- PATROCÍNIO "LOJA TOTAL NUTRI" (CLIQUE AQUI)
- SORTEIO "O COMEÇO DO ADEUS" (CLIQUE AQUI)
Boa noite gente. Essa semana eu estou lendo "As Crônicas de Nárnia - vl único" e aproveitei pra assistir os filmes assim que termino cada história. E em "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" no deparamos com a seguinte cena: Lúcia entra em Nárnia através do guarda-roupa e conhece uma criatura curiosa, um fauno, que se chama Tumnus. Lúcia estende o a mão para ele e pede que ele aperte. Como isso não é um costume, Tumnus pergunta o por que, porém Lúcia não sabe o por que disso, apenas que é assim que as pessoas fazem quando se conhecem. Então ai que esta o "x" da questão: você sabe a origem histórica do aperto de mão? Esse é um assunto bem amplo, tem as formas de aperto de mão, como concertar um aperto de mão e por ai vai. Mas quero me concentrar apenas na parte histórica, visto que foi isso oque a fofa da Lúcia e seu amigo Tumnus questionaram. 






Esse costume do aperto de mão vem de várias culturas. Historicamente, o aperto de mãos vem dos tempos em que as pessoas viviam em guerra. Os primeiros humanos e alguns de seus antecessores andavam armados, visto a quantidade de predadores existentes no ambiente hostil onde habitavam; e também homens semelhantes a ele visto também que os primitivos formavam tribos e estas não raramente eram rivais. Surgia então o aperto de mão, como um gesto de boa vontade para com o rival de outra tribo: um deles estendia a mão, vazia, para demostrar ao outro que não portava nenhuma armas e desejava um relacionamento pacífico. Como as mulheres primitivas não carregavam armas, por isso não precisaram desenvolver a cultura do aperto de mãos. E os resquícios dessa cultura podem ser percebidos na atualidade, observando-se que as mulheres normalmente preferem formas diferentes do aperto de mãos para se cumprimentarem, aqui no Brasil geralmente quando se tem mais afinidade é com beijo no rosto (pelo menos na região onde eu moro de Blumenau em Santa Catarina, é assim).

Entre os romanos o cumprimento na verdade nem era na mão, e sim nos punhos pois ao cumprimentarem-se assim dois cavalheiros inspecionavam as mangas um do outro em busca de um punhal escondido.

O aperto de mão nos dias de hoje

Um aperto de mão pode ser uma forma de cumprimento ou saudação e pode também finalizar um acordo verbal ou informal, ou até mesmo simbolizar a concretização de um contrato formal. É comum na maioria dos países que pessoas do sexo masculino se cumprimentem dessa forma entre si. Ou entre mulher-mulher, homem-mulher quando são desconhecidos ou não têm tanta intimidade. O interessante é que os árabes e os argentinos (homem com homem) costumam se cumprimentarem com beijos no rosto. Isso eu pude ver quando fui pra Argentina á alguns anos, e tenho que admitir que é estranho...

Resumindo todo o assunto: o aperto de mão originalmente era pra você dizer "pode ficar tranquilo por que eu não estou armado" e hoje em dia é mais pra se socializar ou para fechar um acordo ou um contrato.

4 comentários:

  1. Haha que interessante, nunca tinha parado pra pensar, ficamos tanto do modo automático rs

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Nunca parei para pensar no porque do aperto de mão HAHA
    Muito bom!
    http://www.desatando-nos.com/

    ResponderExcluir
  3. Legal o post Pâmela, desculpe a demora em vir ler.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa história. eu não sabia da origem, mas sempre soube que, numa entrevista de emprego, um bom aperto de mãos é essencial!
    Beijos.

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design