terça-feira, 13 de novembro de 2012

#62 Resenha - E a orquestra continuou tocando (Christopher Ward)

E a Orquestra Continuou Tocando...Jock Hume, 21 anos, era o violinista da orquestra do Titanic. Durante o naufrágio, para manter a calma dos passageiros em pânico, ele e os outros músicos mantiveram-se tocando no convés durante o caos que se instalou após o choque do navio com o iceberg. Nenhum dos integrantes da orquestra sobreviveu. Jock, que deixara em terra a noiva grávida, jamais conheceu a filha. Algum tempo depois da tragédia, seu pai recebeu uma carta da companhia que o contratara: era uma cobrança pelos botões do uniforme do jovem morto. Essa história de perda, crueldade e amor é magistralmente contada por Christopher Ward, neto de Jock Hume, que investigou com extrema minúcia o passado de sua família, iluminando detalhes pouco conhecidos da maior catástrofe marítima de que se tem registro. Entrelaçando memórias de família com informações históricas colhidas em uma cuidadosa pesquisa, Ward reconstrói de forma vívida o drama de seus antepassados, expondo sua fragilidade, seu heroísmo, sua mesquinharia - toda a contraditória gama de sentimentos e atitudes de pessoas comuns subitamente tragadas pela tragédia.

Boa noite gente linda. Me desculpem a ausência, a coisa ta corrida aqui. Então, sobre esse maravilhoso livro, eu já li faz um tempinho, mas eu não sei por que motivo eu não tinha feito a resenha antes. Em fim, o livro é baseado em uma história real, de um dos violonistas do Titanic. O interessante disso é que, ao contrário de outras histórias sobre o Titanic, ele conta o que aconteceu após o naufrágio (sim, ele faz um breve relato dos antecedentes, mas se baseia especialmente no "vida após desastre"). É uma história realmente emocionante! Conta sobre a noiva do protagonista Jock, que ficou "viuva" e grávida. Conta sobre a intriga da família de Jock e o seu horrível pai (como eu odeio esse homem, nem o conheço mas peguei raiva dele só pelas histórias) que também era violonista. E o interessante disso tudo é que o autor do livro é neto de Jock o violonista que morreu no naufrágio. Então a história fica muito mais pessoal. Não é apenas um livro técnico que descreve as medidas do navio ou somente um breve resumo sobre os personagens ricos. É uma coisa mais profunda, faz uma busca de uma história familiar, uma descoberta sobre os seus ancestrais, uma procura sobre as suas raízes. E assim, poder compartilhar com todos que foi Jock Hume e seus companheiros músicos, descritos como heróis que morreram no naufrágio do maior e mais famoso navio da história!

"ATUALIZAÇÃO - 17/11/12"

"Só para deixar bem claro, todos os músicos do navio morreram no naufrágio do Titanic. E essa história sobre Jock Hume, que era um dos violonista da orquestra é narrada ou contada pelo seu neto. "



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

4 comentários:

  1. gente que legal o livro, eu nem conhecia.
    e como é baseado em uma história real acho que vou dar uma chance viu

    ResponderExcluir
  2. Hm, me interessei muito por ser uma história do Titanic, porque tenho um fascínio pela história dele. Só que eu achei que tivesse mais a ver com o naufrágio, achei que fosse mais relacionado a isso e menos relacionado à história de vida da família. Mesmo assim, fiquei bem empolgada pra ler um dia, quem sabe, e me emocionar com a história!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar nada a respeito desse livro. A sua resenha foi a primeira que eu li e quero deixar bem claro que gostei muito.
    A história muito me interessa, por se tão familiar. Eu sempre gostei de Titanic e vai ser muito bom saber o que aconteceu com pelo menos um dos sobreviventes deste grande resgate.
    Um beijo!

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir

  4. Acho que nenhuma outra tragédia é de certa forma, tão fascinante quanto a do Titanic; esse ano o canal History transmitiu diversos documentários a respeito, eu claro, passei horas na frente da tv só pra ver todos.

    Num deles, contaram brevemente a história dessa moça, o sufoco que ela passou pra provar que era viúva de uma das vítimas, o resgate dos corpos e o reconhecimento, é tudo chocante.

    Nem preciso falar que chorei, com as outras histórias e a dele, ele era tão jovem, sem contar nas crianças e os que nunca foram identificados ;/

    Even Hurts

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML