terça-feira, 10 de abril de 2012

Ler é um prazer! Benefícios de uma boa leitura.

ANTES,UM AVISO: SORTEIO DO KIT PARA SEMPRE! ATÉ DIA 15/04 NÃO PERCA SUA CHANCE, PARTICIPEM! CLIQUE AQUI.

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos:

~> Aquisição de conhecimento : com a leitura, ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.
~> Estímulo à brincadeira : a leitura ajuda-nos a relaxar, levando-nos ao mundo do faz-de-conta, onde podemos projetar nossas emoções sem nenhum risco.
~> Estímulo à criatividade: a leitura mexe com a nossa imaginação, estimulando-nos a desenvolver prazerosamente nosso potencial criativo.
~> Correção gramatical : com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação,naturalmente, sem esforço.
~> Incentivo à reflexão e à formação de opinião : a leitura nos incentiva a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a pôr em xeque nossas convicções e a chegar a uma conclusão.
~> Ampliação do vocabulário : com a leitura, conhecemos novas palavras e aprendemos a usá-las em seus diferentes e ricos sentidos.
~> Desenvolvimento da capacidade de argumentar : a leitura estimula-nos a desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Mas oque fazer caso você não tenha dinheiro pra comprar livro? Então está na hora de abandonar a desculpa: a maioria dos brasileiros não precisa, necessariamente, gastar aos montes nas livrarias. Segundo dados do IBGE, 85% dos nossos municípios possuem bibliotecas públicas e bem equipadas! Acostume-se a frequentá-las com o seu filho e mostre quanta coisa interessante ele pode descobrir com os livros.


Então oque esta esperando? Corre logo e pegue seu exemplar e boa leitura! 

3 comentários:

  1. Pamela,
    Muito interessante essa sua postagem, com todos esses dados que me fizeram sentir ainda mais orgulho por ser uma apaixonada por Literatura. É uma prática tão prazerosa e benéfica que já me sinto alguns milhares mais ricas por ler desde pequena heiuehiueheij

    Beijo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Rá! Mais uns motivos para eu continuar lendo... rere

    ResponderExcluir
  3. Gostei muitoo dessa postagem. Parabéns!

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design