sábado, 29 de outubro de 2022

Dia nacional do livro e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

 Apesar dela família real ter vindo para o Brasil em 1808, foi em 29 de outubro 1810 que foi inaugurada a primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca no Rio de Janeiro. Por isso o dia nacional do livro é comemorado nessa data.

Boa tarde leitores! 

Fui pesquisar mais a fundo sobre isso, e tem muito conteúdo, então eu decidi fazer um resumo dos pontos que achei mais interessante. Vem comigo!

Quando a família veio para o brasil em 1808 trouxeram a Impressão Régia – uma filial da editora que já existia na Europa desde 1768. Por meio dessa editora, foi impresso o primeiro livro no Brasil um exemplar de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. Mas junto com a Impressão Régia, D. João trouxe da Europa 60 mil volumes da Biblioteca Real Portuguesa.

Muitos anos depois quando o Brasil se tornou republica, a Real Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Nacional e recebeu uma nova sede – Av. Rio Branco,219 no centro do Rio - em 1910 que permanece até hoje.

Segundo o site do governo federal, atualmente a biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e foi considerada pela UNESCO como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.


Gostaria de conhecer a biblioteca Nacional? A visitação é gratuita e guiada, e pode ser feita de segunda a sexta das 10h as 17h

E como hoje é dia nacional do livro, vou deixar abaixo algumas sugestões de leituras nacionais pra vocês.





Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design