quarta-feira, 12 de outubro de 2022

#113 Resenha - “Educação não violenta” (Elisama Santos)

Elisama Santos é educadora parental e consultora em comunicação consciente. Auxilia pais, professores e demais cuidadores na busca de um relacionamento de maior conexão e assertividade com crianças e adolescentes.

Educação não violenta
 é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.


Boa noite leitores!

Terminei mais uma livro sobre educação infantil - um tema que já disse aqui que gosto muito pra aplicar no meu dia a dia com meu filho. Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro no trabalho, que foi uma indicação de leitura depois de uma palestra sobre a 'comunicação não violenta'. Mas vamos as minhas considerações sobre o livro em si.

Ele é uma leitura bem dinâmica, traz muitas historias reais da própria autora e também de pacientes dela. De modo geral, achei um conteúdo realístico pra minha vivência - claro que como qualquer assunto, nem sempre da pra concordar e aceitar tudo. Mas boa parte do que foi abordado tem fundo em estudo da psicologia infantil e não apenas em opinião da autora. 

O livro é dividido em 7 capítulos, e tirando o capitulo 7 são todos voltados para a educação de filhos. Já o último é focado mais para os pais. Aborda muito a questão de 'cuidar de si mesmo para poder cuidar de outros.'

Sempre no final de cada capítulo tem um resumo dos pontos principais. Achei muito prático, principalmente se você quiser fazer uma busca rápida.  

Minha opinião sobre o livro: tem partes que a autora é super objetiva. Já em outros pontos percebi que ela patina um pouco em determinado assunto e parece que fica dando voltas. Nessas horas a leitura fica um pouco cansativa - mas não é sempre, é só em alguns pontos mesmo. No geral, seria um livro que eu leria rápido, afinal só tem 166 páginas. Mas por conta desse ponto que mencionei anteriormente mais o fato de eu ter uma rotina super corrida, acabei demorando mais do que o desejado. De qualquer forma, eu aprendi muito com o conteúdo que a Elisama abordou. 

Se eu recomendo o livro? Sim, apesar de ter os seus pontos negativos, de modo geral eu recomendo sim. Para aqueles que querem aprender a educar seus filhos ou para professores que desejam aplicar uma educação mais branda para os seus alunos, eu acredito mesmo que vale a pena a leitura. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design