H.G. Wells, Jules Verne, H. P. Lovecraft e J. H. Rosny Aîné são autores apaixonados pelo extraordinário e que criaram textos repletos de futuros possíveis, tecnologias ainda não desbravadas e seres inimagináveis. Os contos A Estrela e Armageddon: o sonho, de H. G. Wells, nos revelam, através do Universo e dos sonhos, o medo do desconhecido. Jules Verne, em O Eterno Adão, propõe-se a nos contar a eventual história da humanidade, próxima e remota. Lovecraft nos leva às profundezas de um oceano cheio de mistérios em O Templo. E Rosny Aîné fecha a edição com um conto surreal e realmente de outro mundo. Das Estrelas ao Oceano é uma edição de tirar o fôlego.
Acho que é a primeira vez que leio um livro de contos - com vontade - desde o ensino fundamental. Esse livro trás 5 contos de autores clássicos que estavam muito a frente da sua época. Sério gente. É uma história mais maluca do que a outra. Apesar da linguagem ser mais culta e ter algumas palavras que me deixaram confusa - e que me fez reler os parágrafos - no fim das contas no final de cada conto tem sua explicação.
Dos 5 contos o que mais gostei foi de “O templo” de Lovecraft que conta a história de um militar alemão que ficou à deriva num submarino e que encontrou Atlantis. Esse foi o conto que mais achei legal por que ele não usa uma linguagem difícil de entender e escreve com um tipo humor que acho cativante: curto e grosso.
Depois em sequência os mais legais são “O eterno Adão” de Júlio Verner e “Um outro mundo” do Rosny Aîné O do Júlio Verner foi o que fez minha cabeça explodir em teorias. Mas tem que ler com a mente aberta e acompanhar o raciocínio do autor. Já o do Rosny Aîné é cheio de detalhes e fala de um personagem que parece não ser humano mais que nasceu e foi criado entre nós. Me lembrou muito a série Smallville 😂😂 rsrs.
Os outros dois contos “A estrela” e “Armageddon” não curti muito não. Achei muito enrolado. Pode ser que não me identifiquei por causa da escrita visto que são contos do mesmo autor. Gosto de coisas fora da casinha, mas ela também tem que ter sentido - se é que isso faz sentido.
Ficou curioso? Se você também quiser ler, clique aqui pra acessar o link da Amazon!
0 comentários:
Postar um comentário